sábado, 23 de maio de 2009

Another Brick in the Wall



No nosso tempo era assim.

Agora... as novas tecnologias andam a baralhar a vida aos Professores mas não se pode dar tanto poder aos alunos. Corre-se o risco de eles se servirem dos telemóveis para chantagear os Professores quando as coisas não lhes correrem com o facilitismo que eles pretendem e já se vão habituando. Até porque a experiência nos mostra que todos os que são educados com facilitismo normalmente são os frustrados da VIDA.

A Educação é uma disciplina que merece os esforços concentrados e concertados de todos os educadores, sejam eles Pais, Encarregados de Educação ou Professores. Os erros pagam-se caros...

E que tal começarmos por não permitir a entrada de telemóveis nas salas de aulas??? Que nós saibamos os Professores (apesar de mal preparados alguns para a função) ainda são a autoridade máxima dentro de uma sala de aulas.

É de facto um assunto actual e muito discutido e discutível mas, como ex-aluna, educadora de dois filhos e 4 netas que me arrogo no direito de questionar estes, como outros, assuntos relacionados com E D U C A Ç Ã O.

Colegas, venha daí a vossa opinião. Este é o espaço indicado - a nossa Escola.

3 comentários:

Ana Paula disse...

Tité,
Muito obrigada por este post. Realmente dá-nos que pensar...nós que fomos educadas num regime ditacdorial, como máquinas cegas para obedecer a Deus e á Pátria. Fomos de extremo a extremo. Consumem, comprem isto, isto é que é bom! Quantos doutores sem trabalho! Quantos getos e gente a viver na miséria! Depois de um dia a lutar pelo seu posto de trabalho não restam forças para educar os filhos, não há tempo para conversar, é mais fácil ceder.
Aliás as inocentes criançinhas são peritas em lidar com estes tempos de insegurança e frustação. Revolução sem tiros de que estou orgulhosa, mas não será tempo de incutir valores morais que não se podem desasociar da liberdade? Não é necessário ser violento nem partir nenhum muro basta atender o telefone e começar a falar e a comunicar.
Um beijo

Kira Aderne disse...

Olá Tité,

Não ensino mais, no entanto tenho formação em Educação tbm, em Letras, e vejo que o professor, o educador, passa hj por grandes desafios...e necessita estar em constante reciclagem e antenado com o que está acontecendo e com as novidades tecnológicas. Acho que do mesmo jeito que o aluno aprende e corre atrás do novo, o professor tbm precisa correr atrás. Não existe mais esta coisa de professor parado que não está a par do novo. No entanto, vejo que os alunos têm que ter limites e respeito...a verdade, pelo menos o que vejo por aqui, é que os pais criam os filhos apenas em escolinhas e nas mãos de babás...não há envolvimento e consequentemente respeito pelos adultos em geral....a educação doméstica necessita mais de atenção...

Tite disse...

Queridas amigas,

Vejo que estamos todas em sintonia apesar das diferenças de idades.

Tenho-me apercebido, pela novela da Globo que passa agora na SIC - Caminho da Índia - que A Escola no Brasil enferma dos mesmos problemas que aqui em Portugal.
Tanto poder se tem dado às crianças e jovens que o Professor esse, tal como os Pais - estão a ficar ultrapassados tal é o amor que dão aos filhos que os tornam prepotentes e déspotas.
O resultado??? Quem vai adivinhar?
Nada de bom.
Quem estiver a tempo que corrija e eduque os filhos não como no meu tempo mas um bom bocado de Disciplina não faz mal a ninguém nem mesmo aos próprios Pais e Professores.

Já vi que o assunto é deveras interessante e mereceria um debate mais alargado aos próprios Pais e Professores no activo.

Eu já fui e não me arrependo de nada. Os meus filhos estão a cumprir a sua missão de cidadãos bem preparados. Assim eles consigam preparar os seus herdeiros como eu preparei os meus.

Beijossssssss