quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Patinagem artistica no gelo

Se há desportos que eu tenho pena que não sejam muito praticados em Portugal este é um deles, adoro a patinagem no gelo.
Quando estive em Bruxelas e vivia ao lado de uma "patinoire" pista de gelo, ia de vez enquando ver o meu filho patinar, e tinha muita pena de ter já uma idade um pouco avançada e problemas de coluna vertebral pois a minha vontade era calçar uns patins e " Allez!!" aqui vou eu...tenho que confessar também que tinha era medo do ridiculo e sobretudo das quedas.
O que não me podem impedir hoje e sempre é de ficar colada ao ecran de televisão a assistir ás melhores competições mundiais desta modalidade.
O hábito de patinar tem a sua origem na Europa. No começo, patinar era uma maneira de se locomover, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados no inverno. Após ser descoberta como forma de recreação, patinadores brincalhões passaram a fazer desenhos no gelo com as lâminas dos patins e desafios começaram a ser realizados. A partir da avaliação dos desenhos decidia-se qual era o mais original, complexo e bonito. Daí surgiu o nome pela qual esta modalidade é conhecida, Patinação Artística. Alguns romanciam que os melhores patinadores conseguiam assinar os seus nomes sobre o gelo. Grandes nomes como Ekaterina Gordeeva e Sergei Grinkov, Kristi Yamagushi, Sasha Cohen e Alexei Yagudin são pessoas que ditam e ditaram os rumos da patinagem em suas épocas, e são alguns dos melhores patinadores que o mundo já viu.

O atleta equilibra-se em cima de patins e faz diversas acrobacias. Em conjunto, é exactamente igual. Se for patinagem artística, as acrobacias executam-se numa espécie de coreografia. A patinagem pode dividir-se em dois grupos distintos: a patinagem no gelo e em ringue de madeira ou cimento (patinagem artística). Existem várias categorias de patinagem, podendo ser Pares - Programas Curtos e Longos, Solos - Programas Curtos e Longos, Show e Precisão. Em pares, os atletas (um masculino e um feminino) têm de executar vários elementos de elevada mestria técnica, como elevações e saltos lançados. A categoria de Precisão, como o nome indica, é composta por coreografias em que os atletas têm de estar sincronizados. Existem 7 saltos (axel, ritberg, lutz, flip, too loep, salshow, euler) e 4 piões principais (interior para trás, interior para frente, exterior para a frente e exterior para trás) podendo estes serem executados em forma de piões de avião, de carrinho ou em pé!

Deixo-vos com o novo campão europeu Brian Joubert

4 comentários:

Kira Aderne disse...

Amo patinação, seja ela qual for! No gelo é uma delícia...mas quando cai tbm machuca muito! tem que ter perícia e habilidade!!!
Mas é diversão garantida!

Mil beijos!

Ana Paula disse...

Kira eu sou andei de patins de quatro rodas, nos paises quentes (e muito menos nos meus tempos de menina) não existiam pistas de gelo. neve só na Serra da Estrela e ainda fica longe da capital.
Beijo grande para ti,

Unknown disse...

Onde fica esta escola?

Unknown disse...

Onde fica a escola?????