sábado, 21 de fevereiro de 2009

A vida são dois dias e o Carnaval...


Lindo samba da escola de S. Paulo a não perder de ver pois é um candidato ao título!

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma.

O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".

Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

É possível associá-lo às festas de carácter bacanal, celebrações a Baco, deus do vinho, na Grécia antiga, ou as saturnais, festas em honra a Saturno, Deus da agricultura, na Roma antiga.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.

Hoje é quase consensual que a palavra Carnaval originou-se de carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus), ou ainda da expressão carne levare ou carnilevamen. As duas expressões têm sentido quase idêntico: suspensão da carne, abstenção de carne.

Os melhores Carnavais mundiais são o Carnaval de Veneza e o Carnaval do Rio de Janeiro.

O Carnaval de Loures remonta a 1934. Nessa altura era conhecido pelas "Cegadas", um teatro de rua mordaz e pelo "Lançamento de pulhas", provocações orais que escarneciam alguma personalidade local. O Carnaval "Sujo" também tinha lugar, com o arremesso de ovos, farinha e água.

Os bailes animavam as noites dos Lourences e os jovem mascaravam-se e tranvestiam-se de "mastronças", batendo de porta em porta, obrigando os residentes a oferecer-lhes comida e bebida. Um dos pontos altos era o "Enterro do Bacalhau", que encerrava as festividades, quarta-feira à noite. Os foliões corriam pelas ruas com um boneco, incendiando-o no final.

Desde 1940 até aos anos 70, o Carnaval de Loures foi cancelado e depois disso teve varias interrupções. No entanto, a partir de 2000 e com o apoio da Autarquia esta festividade conquistou uma vertente organizada e contínua. Hoje este Carnaval é considerado o mais importante da Área Metropolitana de Lisboa, contando com cerca de 13 carros alegóricos e mais de 1.000 figurantes.

Ver programação 2009

2 comentários:

Tite disse...

Com tantas sugestões fico sem jeito para optar.

Parece que fico aqui pelo Corso de Peniche. É mais próximo e também é divertido.

Bom Carnaval para todas

Kira Aderne disse...

O Carnaval é uma festa lindíssima!

Mil beijos e que vc aproveite bem!